Aprender com o cego Bartimeu

Fabrício Neto
Foto: Wesley Almeida

Abra a Bíblia no Evangelho de São Marcos 10, 46-52:

“Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim'. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: 'Filho de Davi, tem compaixão de mim'. Jesus parou e disse: 'Chamai-o!' Eles o chamaram, dizendo: 'Coragem, levanta-te! Ele te chama!' O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: 'Que queres que eu te faça?' O cego respondeu: 'Rabûni, meu Mestre, que eu veja'. Jesus disse: 'Vai, tua fé te salvou'. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho”.

A vida deste homem era uma rotina: mendigar. Naquele tempo, mendigo e cego eram pessoas desprezadas, como hoje. Muitas vezes, nós paramos apenas no milagre que Deus fez na vida de Bartimeu: a cura de sua cegueira. Mas hoje somos convidamos a ir além.

Jesus tem o poder de curar, Ele pode resolver todas as situações por mais difíceis que elas sejam. Mas, para isso, precisamos ter a coragem de dar ao Senhor o lugar que Lhe é de direito. A primeira atitude do cego foi ver que Cristo estava passando e ir ao encontro d'Ele. Ele tinha ouvido falar muito n'Ele. Nós também ouvimos muitas coisas sobre Jesus. O que nós fazemos? Muitas vezes, esse é o primeiro passo.

"Quando optamos por seguir a Jesus, por gritar só por esse Nome, muitas pessoas querem abafar esse grito de socorro"
Foto: Wesley Almeida

Esse 'ouvir falar' é a isca que o Pai usa para 'fisgar' você para o Seu Reino. O cego ouviu e gritou por compaixão a Jesus. Bartimeu gritou certo: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitas vezes nós gritamos para pessoas erradas e perdemos a oportunidade de ser ajudados pelo Filho de Deus.

Bebidas, falar com a vizinha e os amigos, ir fazer compras no shopping… não resolvem os seus problemas! Peça ajuda a quem realmente ama você. Nós não podemos gritar para qualquer um, nem seguir qualquer filosofia!

Quando optamos por seguir a Jesus, por gritar só por esse Nome, muitas pessoas querem abafar esse grito de socorro. O cego Bartimeu gritou mais de uma vez, ele tinha segurança de que Cristo poderia ouvi-lo. Também precisamos ser assim!

Por que Jesus não o atendeu na primeira vez? O Senhor queria provocar esse homem para ver até que ponto ele queria a Sua ajuda. Por vezes nós nos desviamos da inspiração que nos foi dada no primeiro obstáculo. Cristo provocou a fé daquele homem. O que você faz: persiste ou desiste?

O cego não parou na situação que poderia fazê-lo desanimar na fé. Ele tinha um objetivo e sabia o que queria. Precisamos ter a coragem de sair da situação de comodismo para buscar a cura. Nós queremos que Jesus nos cure, mas não temos a coragem de sair da situação de comodismo, com os mesmos pecados e hábitos.

Você tem fé o suficiente em Jesus para sair da situação que o prende na sua cegueira? A graça de Deus não acontece na nossa vida porque o Senhor não pode realizá-la , pois Ele sempre pode, mas porque o Pai quer que você saia do comodismo e confie n'Ele!

Estar com o Ressuscitado não significa vida boa o tempo todo: não é água de coco e sombra fresca. Só canta “Nada poderá me abalar” quem vive alguma dificuldade. Você só pode reconhecer que sua força e vitória é Jesus se vive situações de dificuldade. O cego Bartimeu nos ensina hoje a ter as mesmas atitudes dele.

Nós ouvimos demais o que as pessoas falam, precisamos ouvir a voz do Alto. Jesus disse ao cego: “Vai, a tua fé te curou”. Quando nós fazemos a experiência com Cristo, Ele não cobra que O sigamos. Nós somos livres. O seguimento é uma resposta de gratidão voluntária nossa. Nós nos perdemos porque achamos que segui-Lo é uma obrigação.

Se nós vivermos um relacionamento de troca com o Pai, vamos nos frustrar. Seguir o Pai é uma resposta de gratidão com a obra maravilhosa que Ele fez em  nossa vida. Esses passos precisam ser dados várias vezes.

Nós temos a péssima mania de querer sempre mais, de cobrar as coisas. Jesus nos cura uma vez, nós começamos a segui-Lo, mas depois de um tempo nos acomodamos novamente. Precisamos trilhar esse caminho do cego Bartimeu sempre! Não podemos nos acomodar, é preciso reinventar todos os dias.

"Se nós vivermos um relacionamento de troca com o Pai, vamos nos frustrar"
Foto: Wesley Almeida

Talvez Jesus Cristo esteja passando na frente do seu problema neste momento e você não está vendo. O Pai  lhe pergunta hoje: “O que queres que eu te faça”? Tenha coragem de colocar o seu problema nas mãos de Deus. Ele quer dar vida nova a você!

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo